terça-feira, 11 de setembro de 2012

"Resenhas Familiares"

Conhecer e aproximar a família da escola é um dos desafios dos dias tão corridos de hoje. Como essa intenção, eu, professora Renata, sugeri aos meus alunos dos sétimos e sextos anos que pedissem aos seus amigos ou familiares que resenhassem uma obra literária. Não seria essa uma obra qualquer, mas um livro que essas pessoas tenham gostado bastante.
Procuraremo, ao final deste trabalho, traçar um perfil dos leitores da nossa comunidade acadêmica e ver se ele se assemelha ao perfil de nossos alunos.
Um grande abraço e meu muito obrigado aos familiares que auxiliaram os alunos nesse importante trabalho,

professora Renata Altenfelder.


Resenha da Família – Ulysses de Toledo Monteiro, 7º Ano B
Por: Rafaela (prima)

Dados bibliográficos:

Título: "O livro Invisível"
Autor: Santiago García-Clairac
Editora: SM.


O livro O livro invisível, escrito pelo francês Santiago García-Clairac, foi traduzido por Sérgio Alcides e ilustrado por Orlando. O Livro Invisível teve sua 1ª. Edição em 2004 e faz parte da Coleção Barco a Vapor pela Editora SM, e conta com 142 páginas de uma leitura super descontraída.
A narrativa é de um garoto chamado César, que não suporta mudar de cidade e escola todos os anos. Isso acontece porque o pai é um escritor de literatura infanto-juvenil, que precisa estar em lugares diferentes para se inspirar e escrever suas estórias. Por isso, o garoto odeia ler e culpa os livros pelas freqüentes mudanças. Em mais uma mudança de escola, César conhece Lúcia, uma menina inteligente que adora ler. Essa amizade faz viverem muitas surpresas e uma aventura incrível.

“O livro invisível” é um ótimo livro, que encanta pelo modo com que é narrado, prendendo o leitor pelos mistérios a serem descobertos, por isso a leitura se torna rápida e instigante o tempo todo!"



Resenha da Família: Bruno Fonseca Mengaldo, 7º Ano A
Por: Helenice Mengaldo (mãe)

Dados bibliográficos:

Título: "O Menino do Pijama Listrado"
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras


Publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras, em 2006 O Menino Do Pijama Listrado  foi escrito pelo romancista irlandês John Boyne.
A história se passa em plena 2ª Guerra Mundial, conta a vida de Bruno, um garoto muito ingênuo de nove anos que mora em Berlim e precisa mudar-se para o campo por causa do trabalho de seu pai, que é um comandante nazista. Chegando ao novo lar, o garoto sem nada a fazer começa a sair e explorar o local, onde encontra Shmuel, um garoto de pijama listrado, da mesma idade que ele, que mora do outro lado de uma longa cerca atrás da casa de Bruno. Shmuel está em um campo de concentração como prisioneiro por ser judeu e com muitos outros prisioneiros onde são maltratados e mortos, por oficiais nazistas. Os garotos constroem uma linda amizade, sem se importar com as diferenças.

"O Menino Do Pijama Listrado vale a pela ser lido, mesmo tendo um desfecho de partir o coração, mostra a realidade e um pouco da história da época. É um livro fácil de ler que te envolve na história."




 Resenha da Família: Juliana Abbade Pereira, 7º Ano A
Por: Andrea C. Abbade (mãe)

Dados bibliográficos:

Título: “O Menino do Dedo Verde”
Autor: Maurice Drun
Editora: José Olympio


O livro O Menino do Dedo Verde conta a historia de Tistu, um menino rico que vivia em uma cidade que ele considerava triste, não ia bem na escola e seu pai então pediu ao jardineiro que  o ajudasse e este descobriu que onde o menino colocasse o dedo saiam flores. Tistu usou seu dedo em vários lugares, numa prisão, num hospital, numa favela e com isso, as pessoas ficavam felizes. O pai de Tistu tinha uma fabrica de canhões e seu filho colocou o dedo nos canhões que iriam para uma guerra que fracassou pois, lá de dentro,  saiam flores. No final da historia o jardineiro morre e Tistu constrói uma escada de flores até o infinito para encontrar o jardineiro e desaparece e ao procurá-lo encontram uma frase de rosas douradas, Tistu era um anjo.

"A história é bem construída, com uma linguagem fácil e agradável que nos permite entrar e fazer parte da história, com uma boa descrição do ambiente e dos personagens. Gostei tanto que li duas vezes em fases diferentes da vida e recomendo a todos."



Resenha da Família: Victoria Pereira de Mello, 7º Ano A
Por: Agenor Mello (irmão)

Dados bibliográficos:

Título: “Dom Casmurro”
Autor: Machado de Assis
Editora: várias


Dom Casmurro foi escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela livraria Livraria Garnier. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis.       
Dom Casmurro é um livro que conta o drama psicológico do seu protagonista, Bentinho, que tinha uma desconfiança se sua mulher havia o traído com seu melhor amigo, Escobar.

"O livro Dom Casmurro possui uma linguagem formal, com difícil compreensão, seus personagens são bem trabalhados, mesmo levando um mistério que nunca será descoberto."



Resenha da Família: Rebecca Simões Morrison, 7º Ano A
Por: (primo)

Dados bibliográficos:

Título: “O Mistério da Casa Verde”
Editora: Ática

A história se passa numa cidadezinha chamada Itaguaí - RJ, e os personagens são: Arturzinho, André, Pedro Bola e Léo.
Eles decidiram montar um clube para fazer reuniões e se divertirem. Pensaram então na casa abandonada que antigamente era um hospício, chamada Casa Verde. 
Ao entrarem na casa, descobriram que aquele lugar tinha um grande mistério...
 
"Meu primo é quem leu esse livro. Ele gostou muito do livro e indica para adolescentes, pois o livro contém poucas páginas, sendo muito interessante." 
 


Resenha da Família: Mariana Barros dos Santos, 7º Ano A
Por: Heloiza (amiga)

Dados bibliográficos:

Título: “Querido Diário Otário”
Autor: Jim Benton
Editora: Fundamento

O livro Querido Diário Otário é do autor Jim Benton e da editora Fundamento.
Querido Diário Otário conta sobre uma menina chamada Jamie. Ele fala sobre a vida dela na escola, quem eram os seus piores inimigos, suas melhores amigas e o garoto que gostava. O livro é baseado, na maioria das vezes, em micos que Jamie passava sozinha ou também com seus colegas. A garota que Jamie não gostava era uma loira chamada Angelina, e sua melhor amiga chamava Isabella.

"Na minha opinião, o livro "Querido Diário Otário" foi o melhor que já li, pois ele tem muitas partes engraçadas, ele é uma diversão para toda a família." 



Resenha da Família: Fransciny Costa Alves, 7º Ano A
Por: Carla (mãe)

Dados bibliográficos:

Título: “Meu Pé de Laranja Lima”
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos


A entrevistada Carla diz sobre o livro que mais gostou de ler que foi o Meu Pé de Laranja Lima. Ela gostou bastante do livro, porque conta  a história de crianças que vivem no interior, onde o principal personagem, Zézé, conversa com um pé de laranja. Na história, ele e sua família passavam por dificuldades, sua infância foi muito pobre e triste, ele sentia a falta de sua mãe que trabalhava muito em uma fábrica. Por isso, sempre ia até o pé de laranja lima para conversar sobre tudo do que acontecia em sua vida. 
Gostava de aprontar, e por isso era sempre castigado por seus irmãos mais velhos, que cuidavam dele. Ele, por sua  vez, cuidava de seu irmão mais novo, o Luis. 
Zéze gostava bastante de aprender palavras novas e difíceis, e o seu tio o ajudava bastante.



Resenha da Família: Gabriel Mateus Moreti Carneiro, 7º Ano A
Por: Giovane Davi


Dados bibliográficos:

Título: “Os Sete Camundongos Cegos”
Autor: Ed Young
Editora: Martins Fontes


O seu livro preferido é este, pois é cheio de ilustrações e bem colorido. A historia é de camundongos irmãos que não enxergavam, e um dia encontraram uma coisa gigante... Mas, como não podiam ver, não sabiam o que era. Então eles supunham diferentes coisas. Mas ao final descobriram que era um elefante!


Resenha da Família: Fernanda Pasetto Corrêa, 7º Ano A
Por: Silmara (mãe)

Dados bibliográficos:

Título: “1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta


O livro escolhido foi: “1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” escrito por Laurentino Gomes em 2007 e editado por Planeta.

Esse livro conta, segundo o autor, a verdadeira história do Brasil em 1808. Como os portugueses foram obrigados a se refugiar no Brasil para escapar da fúria de Napoleão e como o povo Português ficou em maus lençóis sem seu Rei de Portugal. Descreve também como os brasileiros viviam sem a mínima higiene e saneamento básico e como os portugueses se comportavam fora da corte portuguesa proporcionando o desenvolvimento econômico da nação brasileira.

“Para quem quer saber sobre história do Brasil de forma fácil e divertida vale a pena ler o livro.”



Resenha da Família: Aislan Pereira Filho, 7º Ano A
Por: Priscila (mãe)
Dados bibliográficos:

Título: “A Cabana”
Autor: William P. Young
Editora: Sextante


A Cabana é um livro que escrito por William P. Young, e publicado pela primeira vez em 2007 pela editora Sextante.

O livro conta a história de um homem que viaja com suas filhas. Uma delas é sequestrada e nunca mais é encontrada. Depois disso, ele passa a ter uma vida feita somente de tristeza, porém sempre culpando Deus do fato ocorrido. Um dia, ele recebe um bilhete anônimo, dizendo que uma pessoa queria se encontrar com ele na cabana onde o vestido de sua filha foi encontrado cheio de sangue. Quando ele chega na cabana, ele se encontra com Deus, Jesus e o Espírito Santo, que tentam convencê-lo de que a morte de sua filha não é culpa deles.
O sucesso do livro foi tanto, que foi o livro mais vendido na lista do The New York Times.



Resenha da Família: Tiago Benjamim Monteiro 7º Ano B
Por: (mãe)
 

Dados bibliográficos:

Título:A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante

Basicamente a história gira em torno da profunda desilusão sofrida pelo protagonista, Mackenzie Allen Phillips, mais conhecido pelos familiares e companheiros como Mack. O narrador é praticamente o melhor amigo deste personagem, encarregado de transpor para o papel a experiência profunda vivenciada por seu parceiro.
Logo no início, em um prefácio atípico, o leitor é informado pelo narrador que um dos personagens principais deste enredo é uma misteriosa cabana, testemunha de um trágico evento que marca definitivamente a vida do protagonista e de sua família. Descendente de uma linhagem irlandesa-americana, Mack já traz em seu coração marcas dolorosas de sua infância, especialmente de seu relacionamento com o pai.
Superando o passado, ele forma uma nova família, ao lado de Nannete A. Samuelson, chamada pelo marido e por amigos mais próximos de Nan, com quem tem cinco filhos excepcionais – Jon, Tyler, Josh, Katherine e a caçula, Melissa ou Missy, uma garota incomum, repleta de idéias e concepções brilhantes para sua idade, seis anos.
Um fim de semana que deveria ser muito especial, no qual Mack se sente mais que nunca próximo de Josh e das filhas, com quem ele partiu para uma última aventura de férias, antes do reinício das aulas, se transforma em um terrível pesadelo com o desaparecimento inexplicável de Missy. A partir de então, com todas as evidências apontando para um terrível crime, o protagonista mergulha em um sombrio abismo de tristeza e dor.
Quatro anos depois, porém, o protagonista tem a oportunidade de rever seu passado à luz de uma nova compreensão. Ironicamente o encontro de Mack com ele mesmo e com seus assustadores fantasmas interiores se dá justamente no lugar onde tudo começou, a cabana onde sua Missy supostamente havia sido assassinada. Guiado por um intrigante bilhete depositado em sua caixa de correio, ele embarca em uma viagem surpreendente que promete reconciliar sua alma com a Divindade que ele não consegue perdoar.


Resenha da Família: Rafael Yoshimitsu Honda, 7º Ano A
Por: Raul (pai)

Dados bibliográficos:

Título: “As Sandálias do Pescador”
Autor: Morris West
Editora: Record

O livro As sandálias do Pescador foi escrito por Morris West no início dos anos 60, publicado pela editora Record, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

Considerado "profético" por alguns, pois sua trama antecipa em cerca de 20 anos (1963) a eleição de Kiril Lakota (Papa) vindo de um país comunista do leste europeu.
O relato do livro, apesar de se tratar de uma ficção, é impressionante com os detalhes muito semelhantes ao que veio há acontecer muitos anos depois com o aparecimento do Papa João Paulo II.

"Meu pai leu este livro na década de 70!"


Resenha da Família: Guilherme Villar Gonçalves, 7º Ano A
Por: Leni (avó)

Dados bibliográficos:

Título:Os sobreviventes: A tragédia dos Andes
Autor: Pierce Paul Read
Editora: Nova Fronteira

O livro "Os sobreviventes: A tragédia dos Andes", com título original "Alive: the story of the Andes survivors", do autor Pierce Paul Read, com tradução de Flávio Pinto Vieira, da editora Nova Froteira S.A, com 295 páginas.

Este livro conta a tragédia real, acontecida em 1972, com um avião que levava uma equipe de jogadores de rugby, e que caiu nas Cordilheiras do Chile, onde teve alguns sobreviventes, que sofreram muito frio e fome. Será que eles foram resgatados?!?!?

“Eu recomendo a leitura deste livro, apesar de ser trágico, é muito envolvente.”

 

Resenha da Família: Ornella Ferraro Barduchi, 7º Ano A
Por: Gustavo (pai)

Dados bibliográficos:

Título:Cem Dias Entre Céu e Mar
Autor: Amir Klink
Editora: Companhia das Letras

"Cem dias entre céu e mar", um livro escrito por Amir Klink, um navegador da cidade de Paraty, Rio de Janeiro. Amir fez a travessia entre a África e Brasil pelo Oceano Atlântico, em um pequeno barco, projetado por ele mesmo especialmente para esta travessia.
Foram 6.500 Quilômetros de aventuras, belas paisagens, perigo, solidão e muito planejamento.

"Um dos livros mais interessantes que tive a oportunidade de ler, que nos remete a repensar em nossa rotina e atitudes do dia a dia, aprender muito sobre planejamento, desde a comida, comunicação, trajeto, como também como e ficar completamente na solidão por 100 dias."



Resenha da Família: Julia Guirardello Iamarino, 7º Ano A
Por: Mirtes (mãe)

Dados bibliográficos:

Título:Belas Mentiras
Autora: Lisa Unger
Editora: Arx

O livro “Belas Mentiras” foi escrito em 2006 por Lisa Unger, traduzido por Terezinha Monteiro Deutsch e publicado pela editora Arx. É uma obra de ficção norte americana.

O livro conta a estória de Ridley Jones, uma escritora que ao salvar a vida de um garoto de ser atropelado e ter sua foto publicada nos jornais, tem sua vida virada do avesso. Ela começa a receber cartas anônimas de que ela pode não ser quem ela achava que era e ela tem que descobrir o que está acontecendo em sua vida.

“Eu recomendo esse livro, pois é de mistério, suspense e aventura e tem uma estória que prende o leitor até o fim. O livro tem 414 páginas, mas a leitura é fácil e rápida, pois possui uma linguagem simples.”


Resenha da Família: Renan Gravalos Greters, 7º Ano A
Por: Carmen Heloisa Gravalos Greters (mãe)

Dados bibliográficos:

Título:O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupery
Editora: Agir

Escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupery, o livro conta a história do Pequeno Príncipe, que é um garoto que vem para a Terra. Aqui ele faz amizade com um aviador e uma raposa. O Principezinho começa a contar historias de seu asteroide natal e dos planetas que ele passou no caminho para a Terra. Ele quer muito voltar para o seu planeta natal, pois é lá que está sua melhor amiga, a Rosa.

“Esse livro significa muito para mim, pois ensina muitas lições de amizade, amor e carinho. Outro motivo por eu gostar muito desse livro é que eu o li quando ainda era pequena.”


 

Resenha da Família: Pedro Augusto Machado de Castro, 7º Ano B
Por: Silvia H. Machado (mãe)


Dados bibliográficos:

Título:O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupery
Editora: Agir

O Pequeno Príncipe é um livro de Antoine de Saint-Exupéry, com aquarelas do autor, Editora Agir, 94 páginas.
A história trata-se de um menino curioso, inteligente, e sensível que vivia em seu planeta, tendo como única companhia, uma rosa. Um dia, decide conhecer outros planetas e sai em busca da realização deste desejo. Durante sua viagem, conhece diferentes planetas, com diferentes personagens. Até que desembarca no Planeta Terra. Neste Planeta, conhece personagens importantes na construção de sua história, como a Cobra, a Raposa, o Aviador. Junto deles, o Pequeno Príncipe vai construindo ideias, concepções, que fazem com que ele tome a derradeira decisão de retornar ao seu planeta de origem, fato que indiretamente culmina na sua morte.

“Considero esta história extremamente significativa com relação a concepção de alguns valores, que são retratados durante a vivência e jornada do Pequeno Príncipe. A importância que ele dava aos sentimentos que sentia, como a amizade, o amor, a solidariedade, a confiança, fazem desta, uma história de muito aprendizado que podemos utilizar na vida real.” 



Resenha da Família: Paula N. I. Hirata, 7º Ano B
Por: Cecília Hirata (mãe)


Dados bibliográficos:


Título:O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupery
Editora: Agir


O livro "O Pequeno Príncipe" foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry, da editora Agir.
Este livro é bom, todo mundo quando era criança leu ele. Conta a história de um piloto que conheceu um menino. Ele conta sobre os planetas que ele passou, no final ele acaba encontrando uma cobra e volta para o seu asteroide, dando a impressão que ele morreu por uma mordida da cobra.

“ Na minha opinião, a história é bonita, e eu recomendo a leitura.”


Resenha da Família: Ana Carolina Espinola, 7º Ano B
Por: Rita (mãe)

Dados bibliográficos:

 
Título:Educação: A Solução Está no Afeto
Autor: Gabriel Chalita
Editora: Gente

O livro “Educação: a solução esta no afeto” é do escritor Gabriel Chalita, que é membro da academia paulista de letras. Entre vários livros que publicou, alguns foram editados em língua espanhola. Como educador atualmente, recebeu vários títulos e condecorações, como o prêmio educação “Visconde de Porto Seguro” 2004 e o prêmio “Fernando de Azevedo” educador do ano 2004, conferido pela academia brasileira de educação-Rio de Janeiro/RJ.
Muito já se falou sobre educação. A tentativa que ora se faz não é a de apresentar uma tese sobre o assunto. Trata-se apenas de um novo olhar para esse universo a ser descortinado. Um olhar de afeto, um olhar amoroso. Educação é afeto! Ato de educar não pode ser visto apenas como depositar informações e nem transmitir conhecimentos. Há muitas de transmissão de conhecimentos, mas o ato de educar só se dá com feto, só se completa com amor.
O mais importante, na construção do homem, não é construí-lo – haverá algum interesse em fazer dele um livro que caminha? Mas educá-lo e levá-lo até aqueles patamares onde o que liga as coisas já não são as coisas, mas os rostos nascidos dos laços divinos.



Resenha da Família: Leonardo Vendramel Momisso, 7º Ano B
Por: Eder (pai)

Dados bibliográficos:

 
Título:Razão Áurea
Autor: Mário Lívio
Editora: Record

O livro “Razão Áurea", do autor Mário Lívio, editora Record, contém 333 páginas.
O autor conta neste livro a história e os mitos sobre o número, também conhecido como "número de ouro", definido por Euclides há mais de 2.000 anos, e que vem sendo utilizada por várias áreas do conhecimento e da ciência, como as artes, a medicina, a engenharia, entre outras.
Esse livro é muito interessante, e que prendeu bastante a minha atenção, por ser um texto bem dinâmico e didático. A leitura desse livro me serviu de apoio para que eu pudesse escrever minha dissertação de pós-graduação.




Resenha da Família: Juliana Rodrigues Moura, 7º Ano B
Por: Vania Moura (mãe)


Dados bibliográficos:


Título:Ágape

Autor: Padre Marcelo Rossi
Editora: Globo

O livro "Ágape", escrito pelo Padre Marcelo Rossi, da editora Globo, tem 124 páginas.
Ágape fala sobre amor, tolerância , humildade e perdão, em interpretações do evangelho de São João e orações a cada capítulo.
 
“Gostei muito desse livro, porque nos faz refletir sobre nossas atitudes diante da vida, fazendo da prece um instante de paz que só com fé podemos alcançar.”



Resenha da Família: Beatriz Helena Ferrari, 7º Ano B
Por: Sandra Regina da Silva (mãe)

 
Dados bibliográficos:

Título: “O Código da Vinci
Autor: Dan Brawn
Editora: Sextante

O livro "O Código da Vinci" foi escrito por Dan Brown e publicado no Brasil pela editora Sextante e é dedicado ao público juvenil e adulto.
Conta a História de um historiador que encontra algumas pistas em obras de arte e pontos turísticos que levariam ao encontro do Santo Graal, o possível cálice que contém o sangue de Jesus. Porém, no final da história, descobrem que quem possui este sangue é uma descendente que veio de uma linhagem de uma filha de Jesus. Na trama há uma corrida entre a Igreja Católica e este historiador para chegar primeiro até o cobiçado Graal.

“Eu recomendo este livro, pois nos faz pensar nas verdades passadas através da história sobre o Catolicismo, como por exemplo, se Jesus pode ter tido ou não uma filha.”



Resenha da Família: Sara de Oliveira Reis, 7º Ano B
Por: Maria Lourdes  (mãe)
 

Dados bibliográficos:

Título:Pollyana
Autor: Heleonor H. Porter
Editora: Companhia Editora Nacional

O livro "Pollyanna" tem como autora Eleanor H. Porter e foi ilustrado por Cecília Esteves. Pertence a editora Companhia Editora Nacional e tem 183 páginas.

O livro conta a história de uma menina órfã e pobre chamada Pollyanna, que vai morar com a sua tia rica. No começo ela não era muito bem vinda, mas com sua bondade e pureza conquista a todas as pessoas  da casa, inclusive os moradores das redondezas, ensinando-os o caminho da felicidade e a colocar em prática o "Jogo do Contente", que aprendeu com seu pai já falecido.

“Acho que a leitura do livro pode nos ensinar a ver o mundo de uma forma positiva. Assim, passamos a excluir pensamentos negativos, acreditando que a felicidade existe.”



Resenha da Família: Julia Sinotti Ribeiro, 7º Ano B
Por: Regina Ribeiro (mãe)


Dados bibliográficos:

Título:Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes
Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta


O livro "Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes" foi escrito por Augusto Cury, foi lançado pela editora Planeta e não tem imagens.
Este livro conta diversas histórias emocionantes sobre pessoas jovens e adultas rejeitados (as) de alguma forma pela vida, desacreditadas, mas que de alguma forma conseguiram forças em sua própria dor( Ex: um herói na cadeira de rodas, um surdo que produziu belíssimas músicas, etc).

“Indiquei este livro para a minha filha, mas ele é bom pra qualquer idade, acho também que quem acha sua vida ruim, depois de ler este livro vai achar sua vida completamente maravilhosa. Vale a pena ler.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário