quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atividade de Férias - 9º Ano

TAREFA DE FÉRIAS

9º Ano

ATIVIDADE EXTRA REDAÇÃO – Profª BRENDA TACCHELLI


Como tarefa de férias, faremos leitura e análise comparativa de diferentes obras sobre o Drácula. A propósito, “Drácula”, de Bram Stoker, é uma narrativa fantástica ou maravilhosa? O livro não deixa nenhuma dúvida sobre a existência desses seres extraordinários, mortos-vivos que se alimentam de sangue humano. Portanto, narrativa maravilhosa. Evidentemente, há aqui uma simplificação, pois o autor lança mão de recursos próprios da narrativa fantástica, como a explicação pseudocientífica do contágio pelo sangue, o que faz supor a transmissão por micro-organismos (as descobertas de Pasteur eram bastante recentes). Vocês já estudaram que uma história de terror não produz seus efeitos simplesmente porque possui personagens monstruosas. Esses efeitos resultam da técnica narrativa. No texto de Stoker, a descrição minuciosa dos detalhes produz o efeito de realidade, envolvendo o leitor na expectativa da personagem.
A leitura do livro vai ampliar nosso conhecimento sobre o assunto. Vamos lá!!!

Etapa I – Ler o livro Drácula, de Bram Stoker.

Etapa II – Assistir aos filmes:
*Drácula de Bram Stoker (de Francis Ford Copolla)
*Entrevista com o vampiro (de Neil Jordan)

Etapa III – Analisar os filmes e compará-los ao livro lido, de acordo com o roteiro abaixo.

ROTEIRO PARA ANÁLISE

1- FICHA DO FILME

Nome original 
Autor/Diretor
Título em português 
Direção 
Roteiro (original ou adaptação) 
Fotografia
Música 
Produção
Duração (curta, média, longa metragem, tempo)
Elenco
Gênero 

2- PEQUENO RESUMO
Elabore um parágrafo comentando os acontecimentos narrados.

3- PERSONAGENS (PRINCIPAIS OU AS QUE MAIS CHAMARAM A ATENÇÃO)

Elabore um parágrafo comentando: características físicas (Os atores estão bem caracterizados para o papel? Há recursos de truques, maquiagem, roupas, que dão veracidade ao personagem?) e características psicológicas (A análise psicológica é clara, superficial ou convencional? São fiéis à realidade ou são imaginárias, fantásticas? São mórbidas, patológicas ou mitológicas? Despertam simpatia, repulsa ou pena?).
4- AMBIENTE:
Elabore um parágrafo comentando: Qual é o local dos acontecimentos? Há mais de um, ou há unidade de lugar? Qual o tipo de ambiente predominante? Alonga-se o diretor em descrições detalhadas de ambiente? Julga essas descrições condicionadas ou ajustadas à ação e ao comportamento do personagem? Considera-as indispensáveis ao desenrolar da história? Há originalidade na maneira de mostrar o ambiente?
5- TEMPO:
Elabore um parágrafo comentando: A narrativa parece morosa ou lenta, quer dizer, há nela pouca ação e muita análise psicológica entremeada de reflexões e comentários de diretor? Parece rápida, acelerada, em virtude da sucessão contínua dos acontecimentos (incidentes), que reduz ao mínimo a análise psicológica, as descrições e comentários do diretor. A ordem da narrativa é cronológica ou do tipo flashback? Em que época se desenrola a narrativa? Qual sua duração?
6- OUTRAS IMPRESSÕES:
Elabore um parágrafo comentando: Gostou? Sentiu-se empolgado pela narrativa em si, pela psicologia, comportamento ou destino de alguma personagem? Pelo estilo, pelas reflexões do diretor? O filme o enriqueceu espiritualmente? Culturalmente? Provocou-lhe reflexões? Ou foi apenas um passatempo? Um bom ou mau passatempo? Viu outras obras do mesmo diretor? Gostaria de ver? Viu obras de outros diretores cujo estilo, técnica de narrativa, tema ou enredo se assemelham aos do filme que você acaba de ver comentar?
7- ANÁLISE COMPARATIVA
Comparar o filme com a obra literária lida, “Drácula”, abordando os aspectos narrativos, descritivos e ações verossímeis e inverossímeis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário